sábado, 29 de maio de 2010

Digestão

 

O sistema é a união de órgão para desempenhar uma função conjunta. O sistema digestório é composto de vários órgãos: a boca, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. O ânus (reto) é o local por onde o que o organismo não necessita é colocado para fora do corpo.

Portanto, a função do sistema digestório é digerir os alimentos para que possam ser retiradas as substâncias necessárias para o bom funcionamento do organismo.

image 

O alimento entra no nosso corpo através da boca. Na boca os dentes irão triturar os alimentos, a língua irá movê-lo de um lado para o outro e a saliva irá amolecer o alimento.

O alimento é engolido e passa pela faringe, sem sofrer nenhuma alteração, segue em direção ao esôfago.

No esôfago o alimento será empurrado até o estômago por movimentos peristálticos que são contrações involuntárias das paredes musculares do esôfago. O esôfago não fabrica sucos digestivos.

No estômago, os alimentos ficam por mais ou menos duas horas, dependendo daquilo que você comeu. Lá os alimentos se transformam em uma pasta semilíquida, denominada quimo. Ali eles são amassados e revolvidos, recebendo o suco gástrico (contém ácido clorídrico e algumas enzimas digestivas), que é o líquido fabricado pelo estômago, formado por substâncias importantes para a digestão.

O bolo alimentar segue para o intestino delgado onde é misturado com três líquidos. Um deles, o suco entérico, que é fabricado pelo próprio intestino. Os outros dois chegam através de canais: o fígado produz a bile, que é armazenada na vesícula biliar, e do pâncreas vem o suco pancreático. Esses três líquidos juntos acabam por transformar a maior parte dos alimentos em nutrientes.

Na porção final do intestino delgado ocorre a absorção das moléculas de nutrientes, já transformadas quimicamente pela ação das enzimas. Essas moléculas, agora bem menores, vão para o sangue, que as distribui para todo o corpo. A maior parte da água é absorvida, também, pelo intestino delgado.

Os restos não digeridos chegam ao intestino grosso, o intestino grosso também vai absorver grande parte da água que ainda restou no bolo alimentar.

Quando termina a digestão, sobram dos alimentos apenas as partes que não conseguimos digerir. As fibras vegetais e outros restos, junto com bilhões de microorganismos que existem no interior do tubo intestinal, formam as fezes.

As fezes são eliminadas pelo ânus.

As principais transformações enzimáticas das principais substâncias presentes nos alimentos:

* Carboidratos

- Amido

Suco digestivo: saliva, suco pancreático, suco entérico

Local de produção: glândulas salivares, pâncreas, paredes do intestino delgado

Tipos principais de enzimas: carboidrase (amilase salivar, pancreática)

Resultado: maltose, carboidratos simples

:*Lipídios

Suco digestivo: bile, suco pancreático

Local de produção: fígado, pâncreas

Tipos principais de enzimas: a bile não contém enzimas, lípase

Resultado: gotículas menores, moléculas menores

*Proteínas

Suco digestivo: suco gástrico, suco pancreático, suco entérico

Local de produção: paredes do estômago, pâncreas, paredes do intestino delgado

Tipos principais de enzimas: protease

Resultado: proteínas menores, aminoácidos

Observação:

As fibras vegetais não são digeridas pelo organismo humano, elas simplesmente passam pelo sistema digestório e auxiliam no funcionamento adequado do organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário