sábado, 15 de maio de 2010

Pirâmide Alimentar

A Pirâmide dos Alimentos representa atualmente a melhor ferramenta para entendermos o conceito de uma alimentação saudável e balanceada e de reeducação alimentar.

Ela foi criada em 1992 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) e é utilizada até hoje com referência em Programas de Alimentação.

A Pirâmide divide os alimentos em grupos alimentares e em porções recomendadas para o consumo diário. Assim, devemos incluir todos os grupos e as porções indicadas, afim de garantir ao organismo os nutrientes que ele necessita para se ter uma boa saúde.

clip_image002[4]

- Bloco 1: a base da pirâmide, composta por uma grande quantidade de carboidratos do tipo amido, nutrientes responsáveis pelo ganho energético do corpo. Entre os alimentos que constituem o grupo, aparecem o macarrão, a batata, pães e cereais (alimentos ricos em fibras).

- Bloco 2: composto por frutas, verduras e legumes, são esses alimentos naturais que merecem destaque dentro no cardápio diário. Ricos em vitaminas (função reguladora) e fibras, auxiliam o funcionamento do metabolismo.

- Bloco 3: grupo formado por carnes, ovos, leite e derivados e leguminosas. Conhecidos como alimentos construtores, possuem proteínas e cálcio que atuam beneficamente no corpo humano, preservando principalmente o sistema imunológico.

- Bloco 4: no topo da pirâmide temos alimentos ricos em carboidratos do tipo açúcar(função energética) e lipídios (função energética e construtora). Esses produtos devem ser consumidos em porções moderadas para não oferecer riscos a saúde.

A pirâmide alimentar brasileira é representada por oito grupos de alimentos, que oferecem nutrientes específicos e essenciais para o bom funcionamento do organismo, já nesse caso a base da pirâmide é a água.

clip_image004[4]

Nenhum comentário:

Postar um comentário